Estão aberta as inscrições para a edição 2015 do edital do FRIDA - Fundo Jovens Feministas

September 3, 2015

 

FRIDA | Fundo de Jovens Feministas é o único fundo liderado pela juventude focado, exclusivamente, em apoiar globalmente o ativismo de jovens feministas para o avanço dos movimentos e agendas de justiça social. FRIDA foi criado para trazer novos recursos e oportunidades às mulheres jovens e juventude trans, a nível global. Acreditamos que apoiar as jovens feministas é chave para a expansão, rejuvenescimento e sustentabilidade dos movimentos e organizações de mulheres, agora e no futuro. Até os dias atuais, FRIDA completou três ciclos de apoio desde 2012, e acumula o apoio a 57 grupos de jovens feministas, em 47 países ao redor do mundo e concedendo um total de 437.000 dólares em apoios diretos.

 

Estamos felizes de lançar nossa quarta chamada para propostas e pretendemos apoiar 30 novos grupos de jovens feministas, liderados por mulheres e trans jovens, com até 30 anos de idade.

 

PRAZO PARA INSCRIÇÕES: 14 de Setembro de 2015.

 

 Quem pode se inscrever?

  • Grupos fundados por mulheres ou trans jovens (com menos de 30 anos) que estejam comprometidas a:

  • Avaçar e defender os direitos das mulheres desde uma perspectiva feminist;

  • Melhorar as vidas das mulheres e trans* jovens a nível local, nacional, regional e internacional;

  • Organizações inclusivas, de ação coletiva e construção do movimento feminista;

  • Grupos, redes, ou coletivos baseados no Sul Global (África, Ásia e Pacífico, Oriente Médio, América Latina e Caribe, América Central, Sul e Leste Europeu e Cáucaso, Ásia Central).

  • Grupos fundados nos últimos 6 anos (se seu grupo se formou entre 2009 – 2015).

 

FRIDA utiliza o termo ‘feminista’ de forma abrangente para se referir a pessoas trabalhando com movimentos de mulheres ou em outros movimentos sociais que promovam e trabalhem pela segurança, igualdade, justice, pelos direitos e dignidade de meninas, mulheres e outros grupos discriminados. Baseando-se no entendimento que uma profunda discriminação ocorre no sistema de dominação patriarcal em todas as sociedades, as jovens feministas estão determinadas a desafiar, direcionar e mudar as raízes que ocasionam desigualdades, violações de direitos e injustiças. Reconhecemos que há vários feminismos e amplas oportunidades para expressar esses princípios no nosso trabalho. FRIDA enfatiza os princípios feministas através de todo seu trabalho. Esses princípios incluem: a não hierarquia, coletividade, participação, diversidade, e inclusão. Definimos enquanto jovens feministas pessoas que através das lentes de gênero se comprometem a avançar a igualdade de gênero e os direitos das mulheres, por meios feministas explícitos. FRIDA foca no ativismo liderado por feministas, com menos de 30 anos de idade.

 

Será dada prioridade a:

  • Grupos pequenos, emergentes e de base, redes, ou coletivos com pouco ou nenhum acesso a financiamentos de grandes instituições.

  • Grupos, redes, ou coletivos que estão iniciando ou já trabalham questões, sem nunca ter recebido financiamento anterior.

  • Grupos, redes, ou coletivos localizados em áreas remotas ou pouco servidas.

  • Grupos, redes, ou coletivos que são diferentes em suas formas de adesão e são formados ou trabalham com mulheres jovens socialmente discriminadas, em especial: refugiadas, de minorias e ou grupos discriminados por etnia, nacionalidade ou casta, mulheres em áreas rurais, mulheres em áreas urbanas empobrecidas, mulheres lésbicas e bissexuais, transgêneros, mulheres vivendo em conflitos armados e zonas de pós-conflito.

  • Grupos utilizando estratégias criativas e inovadoras para promover seu ativismo (incluindo arte, música, cultura, poesia, redes sociais etc).

Clique aqui e sabia mais sobre o FRIDA

Please reload

Destaque

COMUNICADO

November 12, 2019

1/5
Please reload

Recentes

November 12, 2019

September 5, 2019