Abertas as inscrições para nova plataforma de avaliação da Fundação Lemann e QEdu

January 16, 2017

 

Em parceria com a Fundação Lemann, o QEdu acaba de lançar o QEdu Provas, nova ferramenta, com o objetivo de tornar o processo de avaliação mais rápido, barato e menos complexo.  A iniciativa nasceu da necessidade das Secretarias de Educação de otimizar seus processos de avaliação, fazendo com que os professores e gestores pedagógicos usem o computador como um aliado na aprendizagem.

 

A plataforma QEdu Provas digitaliza as avaliações somativas, ou seja, provas bimestrais ou trimestrais, substituindo o papel e caneta por dispositivos digitais, como computadores e tablets, no processo de avaliação. Além disso, a iniciativa auxilia as secretarias de educação a diagnosticar e atuar nos pontos críticos do aprendizado de seus estudantes, permitindo que mais e melhores avaliações sejam feitas e aumentando a probabilidade de que os estudantes obtenham o aprendizado adequado.

 

“O QEdu Provas ainda oferece rapidamente um relatório de devolutivas pedagógicas após a aplicação das provas, permitindo que professores, diretores e coordenadores pedagógicos tomem ações corretivas em tempo hábil e também liberando uma parcela importante do tempo deles para implementar e acompanhar essas ações” afirma César Wedemann, CEO do QEdu.

 

Ao usar o QEdu Provas, a complexidade logística de imprimir e distribuir provas é reduzida, o que consequentemente possibilita uma redução de custos. Além disso, a ferramenta corrige as provas automaticamente, permitindo que os professores e técnicos de secretaria dediquem o seu tempo a temas mais prioritários, como, por exemplo, a preparação de aulas. Finalmente, os estudantes entendem dispositivos eletrônicos incorporados ao dia-a-dia da sala de aula como um elemento inovador, ajudando a quebrar a percepção de que prova é algo ruim e de que tecnologia não pode ser uma aliada no processo educacional.

 

Etapa piloto
 

A etapa piloto do QEdu Provas será oferecida gratuitamente para um grupo restrito de secretarias de educação selecionadas pelo QEdu. Para participar do processo seletivo, podem se inscrever todas as secretarias de educação brasileiras, municipais ou estaduais, que tenham um processo de avaliação estruturado para os anos finais (6º ao 9º ano), apliquem provas na rede entre os dias 24 de abril e 26 de maio, possuam ao menos três escolas e que dediquem-se ao projeto piloto durante toda a sua duração.

 

Para se inscrever, é necessário que a secretaria de educação avalie o edital completo e realize a inscrição entre os dias 30 de janeiro e 10 de fevereiro por meio do site da iniciativa. O resultado será conhecido no dia 24 de fevereiro, após quatro etapas de seleção. Não há qualquer custo financeiro para a rede ou escola que for contemplada para participar da etapa piloto.

Please reload

Destaque

COMUNICADO

November 12, 2019

1/5
Please reload

Recentes

November 12, 2019

September 5, 2019