RODA DA CAPTAÇÃO ACONTECE DIA 20 EM PORTO VELHO

February 14, 2019

 

A ABCR – Associação Brasileira de Captadores de Recursos é uma organização sem fins lucrativos composta por captadores e mobilizadores de recursos e que tem como principal objetivo estabelecer uma ampla rede nacional, fortalecendo os laços entre os profissionais que atuam na área e propiciando condições para o intercâmbio técnico, a troca de experiências e o desenvolvimento comum da profissão.

 

Criada em 1999, a ABCR tem como missão promover, desenvolver e qualificar a atividade de captação de recursos, vista hoje como um dos grandes desafios do Terceiro Setor. Entre suas principais metas, destacam-se a de trabalhar para assegurar a credibilidade e Representatividade da profissão e a de apoiar, indiretamente, organizações sociais na importante tarefa de construir uma sociedade mais justa.

 

Atualmente, são mais de 400 os associados da ABCR, individuais e sócios mantenedores (organizações da sociedade civil ou empresas), espalhados por todo o país. Ao se integrar à ABCR, todos os associados assumem o compromisso de honrar e difundir o Código de Ética e Conduta Profissional do Captador, que é um documento maior de orientação do trabalho profissional de captação de recursos no mundo. Podem se associar tanto captadores de recursos pessoa física como pessoa jurídica (entidades privadas e organizações sociais), sendo que neste último caso sem direito a voto nas Assembleias.

 

A ABCR é gerida pelo seu Conselho Deliberativo, e administrada por uma Equipe Executiva, com base nas definições estabelecidas pelo seu Estatuto Social. A sede nacional da ABCR fica em São Paulo.

 

Suas iniciativas são:

 

Festival ABCR

O Festival ABCR foi criado em 2009, e teve sua primeira edição realizada em São Paulo, na PUC. O primeiro nome do evento foi “Festival de Captação de Recursos” (FCR), depois “Festival Latino-Americano de Captação de Recursos” (FLAC) e, desde 2014, somente “Festival ABCR”. O Festival é o mais completo evento brasileiro sobre captação de recursos para organizações da sociedade civil, e é realizado anualmente na primeira semana de maio, em São Paulo, com a presença de mais de 500 profissionais de todo o país.

 

Cursos

Em 2015 a ABCR passou a promover Cursos presenciais de captação de recursos, abertos a profissionais de todo o país e com 50% de desconto para nossos membros. Já foram oferecidos os módulos “Captação com Indivíduos”, “Captação com Empresas”, e “Plano de Captação de Recursos”, além de visitas de campo a organizações da sociedade civil, levando os alunos para dentro da realidade dos departamentos de captação de recursos das organizações.

 

Prêmio ABCR

O Prêmio ABCR é uma iniciativa criada para promover a excelência em captação de recursos por parte dos nossos associados. Ele é concedido anualmente para os membros individuais e os sócios mantenedores da ABCR, e conta também com a categoria “Captador Emérito”, que premia um profissional de captação com grande contribuição ao setor. O Prêmio é concedido anualmente em jantar especial realizado durante o Festival ABCR.

 

Censo ABCR

Iniciado em 2014, o Censo ABCR é uma pesquisa realizada anualmente com os associados individuais da ABCR e que mapeia o perfil profissional e pessoal dos nossos membros, possibilitando entender melhor quem é o captador de recursos brasileiro. A partir do Censo ABCR é possível saber informações relevantes como o tempo de experiência dos captadores, idiomas falados, a forma de contratação e até a média salarial de nossos associados.

 

Programa de Capacitação Online

A ABCR oferece gratuitamente, para seus associados, palestras online (webinars) sobre os mais variados temas de captação de recursos. Desde 2014, quando o Programa de Capacitação Online teve início, já foram realizadas mais de 20 palestras online, alcançando centenas de profissionais em todo o país. A partir de 2016 as palestras passaram a ser abertas a todos os interessados, sendo cobrada no caso de interessados que não sejam associados da ABCR.

 

#diadedoar

O #diadedoar é organizado pela ABCR em nome do Movimento por uma Cultura de Doação, e é uma grande ação nacional de promoção das causas das organizações e incentivo da doação a elas, realizado uma vez por ano. O #diadedoar é a versão brasileira do #GivingTuesday, uma campanha global de incentivo à cultura de doação. No Brasil, o #diadedoar é realizado desde 2013.

 

E focado no objetivo a ABCR vem implantando seu Núcleo Rondônia, Sob a Coordenação da Giusi Fulco, Diretora da Associação Casa Família Rosetta, Palestrante no Festival ABCR e vencedora do Prêmio Nacional de Captadora do Ano em 2018.

 

Estará presenta no Encontro o Conselheiro ABCR, Rafael Vargas Lara, Gestor de Projetos e Captador de Recursos.

 

O convite é para todas as Associações, Fundações, Organizações Religiosas e Cooperativas sociais que desejam conhecer mais sobre a Captação de Recursos.


Confirme sua participação no Link: https://goo.gl/forms/k9eJTN7cOC0J9oMi1

 

Vamos conversar bastante e saber sobre “O Futuro da Captação de Recursos no Brasil”

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Tags:

Please reload

Destaque

COMUNICADO

November 12, 2019

1/5
Please reload

Recentes

November 12, 2019

September 5, 2019