Ser voluntário é doar seu tempo, trabalho e talento  para causas de interesse social e comunitário e com isso melhorar a qualidade de vida da comunidade.

Voluntário, um Cidadão Especial

QUEM É O VOLUNTÁRIO?

 

Voluntário é aquele que presta serviços não remunerados numa organização promotora, de forma livre, desinteressada e responsável, no seu tempo livre.

 

POR ISSO, SER VOLUNTÁRIO É:

 

1.Assumir um compromisso com a organização promotora de voluntariado;

 

2.Desenvolver ações de voluntariado em prol dos indivíduos, famílias e comunidade;

 

3.Comprometer-se, de acordo com as suas aptidões e no seu tempo livre.

 

 

ATUAÇÃO DO VOLUNTÁRIO

 

Atuar como voluntário é ter um ideal por bem fazer, que assenta numa relação de solidariedade traduzida em:

 

1.Liberdade, igualdade e pluralismo no exercício de uma cidadania ativa;

 

2.Responsabilidade pelas atividades que desenvolve com os destinatários;

 

3.Participação nas atividades a desenvolver pela organização promotora na aplicação do Programa de Voluntariado;

 

4.Gratuidade no exercício da atividade, mas sem ser onerado com as despesas dele decorrente;

 

5.Complementaridade com a atividade dos profissionais, sem os substituir;

 

6.Convergência e harmonização com os interesses dos destinatários da ação e com a cultura e valores das organizações promotoras.

A pessoa interessada em participar do Programa de Voluntariado do INATS, realizará o cadastro para obter o seu numero de registro de voluntário, onde poderá obter seu certificado e selo de Cidadão Especial, alem de fazer parte ativa do INATS, podendo receber correspondências, convites para eventos, festas beneficentes e entre outros.

 

Os voluntários registrados ficarão a disposição da Gestão de Voluntariado, onde será analisado seu tempo disponível, suas habilidades, qualidades e ideais. Suas atividades/projetos serão realizadas através de um Plano de Ação.

 

Para os voluntários acadêmicos serão elaborados projetos que possam se desenvolver para o mercado de trabalho, junto à comunidade. Recebendo orientação pelo docente do seu curso e da Gestão de Voluntariado. Todas as atividades a serem realizadas pelos voluntários serão orientadas pela Gestão de Voluntariado, onde serão feitos os registros para complementar suas atividades em seu certificado.

 

 

NOSSOS OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

 

1.Inserção no contexto social (responsabilidade social);

2.Ofertar à comunidade acadêmica, qualificação e competências para uma nova tendência de mercado;

3.Gerar "Marketing Social" para as organizações envolvidas e promover os voluntários participantes junto ao mercado;

4.Gerar Relatório das atividades (com registro de imagens), que possa ser usado em processos de renovação/reconhecimento do curso, bem como balanço de atividades didático-pedagógicas.

5.Viabilizar sustentabilidade aos projetos;

6.Inserir acadêmicos no contexto sociais relacionados às especificidades da profissão, gerando e aperfeiçoando seus conhecimentos teóricos e colocando em prática.

 

 

RECONHECIMENTO DO VOLUNTARIADO:

 

Reconhecer e comemorar são procedimentos de grande importância para o INATS. Valorizar, estimular e reconhecer as ações dos voluntários, nosso gesto de promoção é a forma de mostrar seu comprometimento com o INATS e principalmente à comunidade onde atuou e a toda a sociedade. O INATS terá o evento anual denominado “Coquetel da Cidadania Ativa” a ser realizado no dia no dia 05 de dezembro.

 

NOSSAS MANEIRAS DE RECONHECER SEU APOIO:

 

 

1.Certificado:

 

Registro do histórico das atividades atesta a participação do voluntário nos projetos sociais, contém o nome do voluntário, número de registro, nome do projeto, a carga horária, o período e o tipo de atividade realizada, entre outras informações necessárias.

 

2.Homenagem:

 

È Realizado celebrações de conclusão de etapas que culminem em homenagem aos participantes, recebem o certificado e o selo de voluntário “Um Cidadão Especial”, um procedimento que reconhece e convoca a todos para dar continuidade as etapas seguintes, ou a nova edição do projeto.

 

3.Marketing Social:

 

publicação em jornais locais, mala direta, sites, informativos, e entre outros meios de comunicação. Além da visibilidade e envolvimento da comunidade com o desenvolvimento do projeto.

Transforme Vidas

Programa de Voluntariado desenvolvido pelo INATS, é  para ajudá-lo a pensar em como você pode beneficiar sua comunidade através de atividades voluntária. Sabemos que não faltam pessoas que são agentes de transformação e universitários com ideias e energia para atuar socialmente, atendendo tanto às necessidades do próximo ou pelos seus próprios impulsos solidários de uma causa pessoal.

 

Existem varias situações em nossa comunidade que nos incomodam e que gostaríamos muito de transformar. Sonhamos com uma realidade diferente, com uma comunidade ideal e, assim, projetamos mudanças para o futuro. Ficar incomodado e ter vontade de transformar a realidade são os primeiros passos para que você comece a fazer a diferença. Mas não basta apenas sentir-se incomodado com algo e querer transformá-lo. Para a realização de suas idéias é necessário um planejamento. Planejar significa elaborar um plano, fazer um roteiro, organizar-se para desenvolver alguma ação. Quando uma ação é bem planejada, ela se desenvolve de maneira mais eficaz e as possibilidades de sucesso são bem maiores.

 

Um voluntário é um poço de idealismo, mas sozinho não se consegue realizar um trabalho consistente que realmente consiga atender as necessidades da comunidade. No programa de Voluntariado do INATS você encontrará varias alternativas de planejar, organizar, coordenar e controlar, e atingir com maior precisão as suas ideias de mudanças para um mundo melhor.

  Junte-se a nós nessa jornada    

© 2015 por Instituto Norte Amazônia de Apoio ao Terceiro Setor.